Quem já teve que parar uma obra por problemas em equipamentos sabe o quanto isso pode gerar de prejuízo para a empresa, provocando atrasos, insatisfação do cliente e até custos extras para o locatário. Mais importante que isso, ainda, é a segurança dos trabalhadores. Em um simples descuido, pode ocorrer um corte, uma queda, um choque.
Para evitar sinistros, atrasos ou cobranças indesejadas, uma etapa fundamental é o treinamento dos funcionários, especialmente quando há utilização de equipamentos para trabalho em altura. Na Orguel, a capacitação dos clientes faz parte do processo de locação dos produtos. Cerca de 500 pessoas são qualificadas mensalmente pela empresa, somente na área de plataformas aéreas.
Segundo o coordenador de manutenção da Orguel, Aldenízio Nunes Castro, o cliente pode optar pelo treinamento na sede da Orguel ou no próprio canteiro de obra. Esse último foi o caso da equipe da Elbi Elétrica Industrial, que locou uma plataforma aérea Z45 DC, em uma obra realizada na rodovia BR-381. Além da entrega técnica, em que o profissional da Orguel mostra o funcionamento do produto, cinco operadores da empresa receberam o treinamento em seu próprio local de trabalho.
“Orientamos aos nossos clientes que, sempre que possível, realizem o treinamento in loco, para que possamos explicar as especificidades de cada ambiente. Com isso, podemos observar as distâncias das redes elétricas, o nivelamento dos pisos e a adequação do peso do equipamento”, destaca Aldenízio.