NOVAS NORMAS PARA ELEVADORES JÁ COMEÇARAM A VALER

NOVAS NORMAS PARA ELEVADORES JÁ COMEÇARAM A VALER

elevador
Passou a valer, em 19 de maio deste ano, a norma técnica NBR 16.200:2013, que determina os requisitos de segurança para construção e instalação de elevadores de canteiros de obras movidos a cabo de aço, elevadores hidráulicos e os elevadores de pinhão e cremalheira, todos destinados ao transporte de pessoas e materiais.

Publicada em 19 de abril pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, a nova norma chega preenchendo e complementando a lacuna deixada pela NBR 233:1975, que fora cancelada em outubro de 2009. Válida para os elevadores a serem instalados a partir de 10 de maio de 2014, a nova norma está de acordo com a Portaria nº 644, de 9 de maio de 2013, do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego (publicada no D.O.U. em 10 de maio de 2013). A portaria regulamentou novas exigências na Norma Regulamentadora nº 18 (NR-18), determinando também o limite da utilização dos atuais elevadores a cabo de aço (com apenas 1 cabo de tração) até 10 de maio de 2015. Após essa data, esses equipamentos poderão ser utilizados exclusivamente para o transporte de materiais.

Com a NBR 16200:2013, os critérios de projeto, condições de funcionamento e a metodologia de testes foram revistos, estendidos e atualizados, visando à maior segurança durante a operação destes elevadores. No novo texto, também está disponível uma análise dos requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e informações sobre seus riscos potenciais. Para o engenheiro da Mecan, Carlos Eduardo Viégas Alves, que participou do grupo de trabalho da ABNT, esta norma foi desenvolvida com base na norma europeia EN 12159, sofrendo leves alterações devido à necessidade de algumas adequações nacionais, o que resultou na determinação de elevadores com grande segurança para os seus usuários.

Aprimoramento da tecnologia
Uma das exigências do documento mais recente é que os próximos elevadores a cabo sejam construídos com uma nova tecnologia, deixando-os mais seguros. Segundo o secretário do Comitê Brasileiro de Máquinas e Equipamentos Mecânicos (CB-04), o engenheiro Francisco Thurler Valente, em entrevista para o site Pini Web de março de 2013, a nova regra fará com que os elevadores presentes nos canteiros de obra sejam tão seguros quanto os tradicionais usados para o transporte de passageiros nas edificações residenciais e comerciais.

Saiba mais…

Posts relacionados

Visão Futurista: 5 Tendências da Construção Civil
Eficiência operacional na indústria: principais desafios e estratégias de melhoria
Orguel se une ao Instituto Gil Nogueira na luta contra o analfabetismo funcional
Desmistificando a Inteligência Artificial: Como ela transforma projetos de engenharia

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO!

Seu contato é muito importante para nós.
Nossa equipe está pronta para te atender!