Gestão de Energia no Canteiro de Obras

Gestão de Energia

Gestão de Energia no Canteiro de Obras

Você já passou algum tipo de dificuldade para calcular o quanto iria gastar com energia elétrica em sua obra? Muitas empresas têm dificuldades para controlar os seus gastos e realizar a gestão de energia é um deles, porém, é possível ter um controle eficiente sobre esses custos sem prejudicar a qualidade do serviço prestado.

Nesse texto, explicaremos como é possível diminuir essas despesas e ter um maior controle sobre a obra. E mais! A Orguel disponibilizará um material exclusivo para que você gerencie os custos com energia de forma mais eficiente em  seu canteiro de obras. Mas por onde começar? 

Economizando Energia

Existem muitos itens em uma obra que consomem energia, sejam eles os bebedouros de água para os funcionários, iluminação e claro, os equipamentos de construção. É importante ter o conhecimento de quais itens são essenciais e quais são os que mais consomem energia, para então desenvolver um plano de consumo de energia sustentável e que incentive a produtividade, porém você pode se valer de algumas dicas básicas que servem para a maioria dos casos.

  •  Benefícios: além dos benefícios ambientais, essas ações podem representar uma redução de custos para as construtoras. É possível fazer o mesmo trabalho gastando menos energia, tendo um consumo racional e possibilitando que o seu trabalho gere mais lucro. Um planejamento melhor elaborado sobre o uso de equipamentos pela sua relevância pode representar um aproveitamento superior deles, reduzindo inclusive, o tempo de utilização e elevando a sua produtividade.
  • Reduzir o consumo de Iluminação: é possível reduzir em até 30% a energia consumida, substituindo a troca das lâmpadas incandescentes por opções de LED ou fluorescentes. Normalmente, esse é um erro muito comum dos gestores de obra, justamente pelo preço desses itens. Eles são levados a acreditarem que um produto de menor valor representa economia relevante nos insumos. Porém, as opções que possuem um custo ligeiramente maior tendem a durar e a iluminar mais, possibilitando uma economia substancial nos custos da obra. Caso haja demanda na utilização de ar-condicionado em salas administrativas, essa troca vai ser ainda mais econômica, pois as lâmpadas incandescentes esquentam o ambiente, o que impacta no aumento dos gastos com ar-condicionado. É importante lembrar que temos à disposição, uma fonte de luz infinita e gratuita: o Sol. Então, por favor, utilize o máximo possível de luz natural na sua obra, ou organize os horários de trabalho para possibilitar que a maior parte do serviço seja realizada durante o dia.
  • Boas práticas: existem algumas boas práticas que todos sabemos, mas que muitas vezes deixamos de observar por falta de incentivo, porém podemos assegurar que podem aliviar o seu bolso! Atitudes como desligar os equipamentos na tomada quando não estiverem sendo usados, transportar materiais de uma forma eficiente, evitando viagens desnecessárias. Essas são algumas das muitas formas de economizar recursos, com a adoção de ações simples.
  • Controle de Equipamentos e Planejamento Estratégico: é importante ter muito bem documentado, uma relação com todos os equipamentos que consomem energia elétrica, o seu consumo e a elaboração de um relatório de quais desses equipamentos são mais relevantes para os objetivos da obra. Com esses dados, é possível fazer uma estimativa de quanto será o valor de gastos e elaborar uma relação de quais deles deverão ser priorizados e executar um planejamento parar que eles sejam utilizados de forma mais efetiva.

Ferramenta de Gestão de Energia Elétrica

Pensando nisso, a Orguel preparou um material exclusivo que auxilia as empresas a organizarem o número de equipamentos utilizados, com a estimativa do consumo de cada equipamento, para facilitar o processo de gestão sobre a energia elétrica.

Uma vez que você tenha em mãos esta relação de equipamentos, é fundamental que a sua empresa elabore um planejamento para a sua utilização de uma maneira que busque cada vez mais, a sua otimização e aumento de produtividade.

Clique aqui para baixar a nossa Ferramenta de Gestão de Energia

 

Essa ferramenta consiste em uma listagem dos possíveis equipamentos que a sua empresa utilizará e qual é o consumo elétrico de cada um desses equipamentos. Essa ferramenta também converte a potência do equipamento de Watts para KVA, contabilizando o Fator de Potência observado no setor.

Nós da Orguel, esperamos que com essas dicas a sua empresa melhore sua produtividade e economize no consumo de energia que, por muitas vezes, acaba sendo um grande peso no final do mês. Boa leitura!

Posts relacionados

Como a automação de escoramento está revolucionando a Construção Civil
Engenharia Adaptativa: o futuro da construção
Cadeia de valor: o que é e qual seu papel na indústria?
Quais tipos de andaimes existem e onde são utilizados?

FAÇA JÁ O SEU ORÇAMENTO!

Seu contato é muito importante para nós.
Nossa equipe está pronta para te atender!