O transporte de aço no canteiro de obras requer atenção e cuidados dos operadores. O movimento inadequado pode representar riscos aos operários e pessoas que circulam pela construção.
Alguns procedimentos, tanto no transporte quanto na manutenção, devem ser tomados para evitar acidentes e problemas de preservação dos vergalhões e até sua aderência ao concreto.
Separamos algumas dicas para ajudar os responsáveis pela obra nessa atividade:
- Ao receber o produto, o seu descarregamento deve ser feito por meio de equipamentos de movimentação vertical, como gruas;
- Se o material for descarregado manualmente, o primeiro passo é desmontar os feixes. O trabalho deve ser feito por pelo menos três pessoas, de forma que duas segurem as barras em cada extremidade e outra, no meio;
- É preciso isolar todo o trajeto que as barras farão do caminhão até o local de estoque, evitando que outros operários sejam atingidos;
- Caso o descarregamento seja feito na rua, é preciso sinalizar e orientar os pedestres que estão passando pelo local, para eliminar o risco de acidentes.
Em relação ao estoque, alguns procedimentos também devem ser observados:
- O local de estoque deve ser pensado para que as barras fiquem próximas ao seu processamento ou de aplicação, para evitar a movimentação dentro da obra;
- Recomenda-se que as barras fiquem estocadas em local aberto por um período máximo de dois meses;
- O aço não deve ter contato direto com terra ou barro ou em contato com poças d’água, evitando prejudicar a aderência das barras ao concreto ou a corrosão das peças;
- Cuidado ao armazenar o material em lajes, pois há o risco de sobrecarregar o local, causando quedas;
- Programe as entregas da carga consoante a necessidade da obra, evitando o armazenamento excessivo de material.
Fonte e foto: Equipe de Obra Pini