Entenda o projeto
A Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça, popularmente conhecida como Terceira Ponte, liga as cidades de Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo. Inaugurada em 1989, é uma das principais atrações turísticas da região. Quem cruza os seus 3,5 km de extensão pode contemplar, a baía de Vitória abaixo, o Convento da Penha de um lado, o Morro do Moreno de outro, mais que isso, um panorama deslumbrante, de tirar o fôlego!
Com o passar dos anos, o trânsito de veículos aumentou consideravelmente, gerando congestionamentos em ambos os sentidos da Terceira Ponte. Além disso, algumas outras questões precisavam ser resolvidas para favorecer a requalificação da estrutura e permitir o acesso de ciclistas, garantindo dessa maneira, a mobilidade de quem precisa cruzar a ponte a trabalho ou a lazer. Nasceu então, a Ciclovia da Vida que contará com um mirante, estrategicamente posicionado sobre o vão central, de onde será possível vislumbrar uma das mais belas vistas do estado. O projeto também contemplou uma terceira faixa, reduzindo o engarrafamento e permitindo o fluxo livre dos veículos. A previsão é que o número de veículos movimentando ao longo das duas novas faixas seja aumentado em 40%, em cada uma das três faixas em ambos os sentido.
Desafio
Para que o projeto fosse executado com êxito, sem interferir no trânsito e na rotina dos moradores e do comércio instalado ao redor da área, a Orguel foi acionada e colocou em prática a tecnologia oferecida pelo Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck. Dentre os principais desafios enfrentados pelos operários da obra, estavam a transposição dos mais de 3000 metros de extensão da ponte sobre o mar, a altura elevada, que atinge mais de 70 metros, a intensidade dos ventos e o curto prazo para execução.
A obra tem a previsão de ser concluída em apenas 17 meses, e o sistema QuikDeck tem cumprido sua missão e se tornado peça-chave para o projeto. De acordo com o cliente, sem ele, não seria possível realizar a construção dentro do período desejado.
A restauração da Terceira Ponte é tão impactante para os cidadãos, que a imprensa capixaba e o Governador do estado têm visitado com frequência o canteiro de obras. O impacto positivo que essa obra traz para a região é sem dúvidas, o maior saldo do projeto.
Solução Orguel
Presente em mais uma grande obra de infraestrutura e histórica, a Orguel desenvolveu para o cliente um projeto com o Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck, que é facilmente montado, com alto grau de estabilidade, que garante segurança, agilidade e excelente produtividade à obra. É por cima das plataformas de QuikDeck que os operários se locomovem movimentam os insumos da obra por todo o trajeto da ponte. A participação da Orguel na obra também contempla Tubo Abraçadeiras para o guarda-corpo provisório, o Andaime Multidirecional Mecanflex para as escadas de acesso, além de Fôrmas Leve, utilizadas para a execução do alargamento das pistas que já existiam na ponte. As soluções fornecidas pela Orguel permitem que as obras avancem com máxima segurança e integridade de seus operários,
A solução da Orguel, na visão do cliente
“Todo esse percurso (da obra) precisou de uma tecnologia diferenciada para vencer esses desafios. E foi aí que conhecemos o QuikDeck, que possibilitou através dessa plataforma elevada, a gente realizar a transposição dessa região complicada e nos possibilitou a execução da obra durante o dia, quando até então, não tínhamos a possibilidade de trabalhar por cima da ponte. O QuikDeck veio para somar e nos possibilitou inclusive, uma redução de prazo para sua execução” Ricardo Alves Taioba – Gerente de Contrato Agis – Metalvix
“Além do QuikDeck, nós contribuímos para o nosso cliente, com: Tubo Equipado para fazer os guarda-corpos provisórios, as Fôrmas que serão utilizadas para alargamento das vias e também com as escadas, utilizando nosso produto MecanFlex, que é nosso Andaime Multidirecional. Com o conceito da Orguel, ela conseguiu entregar para o cliente a solução completa para todas as suas dificuldades ao longo desse projeto, que é um ícone emblemático para o pessoal do Espírito Santo.” Kelson Ricardo Amarante, Gerente da Unidade Orguel – Vitória.
Responsáveis
A Orguel reconhece que projetos inovadores requerem a participação de grandes e múltiplos talentos, e por isso, contou com um time ímpar para executar a demanda. A equipe técnica da Unidade QuikDeck, Walter Junior e Vinicius, participou ativamente da obra, junto a duas equipes exclusivas de montagem. Jorge Elian, Coordenador da Unidade QuikDeck enfatiza o dinamismo dessa obra:
“Além do fornecimento de toda plataforma do Sistema QuikDeck, a Orguel forneceu toda a documentação técnica para a execução das atividades: projetos, memórias de cálculos, ART´s (Anotação de Responsabilidade Técnica), procedimento de montagem e check-list de inspeção. Fornecemos também duas equipes de montagem e desmontagem full time para garantir a alta produtividade do equipamento aplicável e o cumprimento do cronograma previamente estabelecido.”