Solução exclusiva do Grupo Orguel no Brasil é utilizada na restauração da Ponte Hercílio Luz

Entenda o projeto

A ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões postais de Florianópolis/SC, é a maior ponte pênsil do Brasil.
Inaugurada em 1926, a estrutura tem 821 metros de comprimento e foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital ao continente, substituindo o antigo serviço de ligação por balsas. Após 20 anos fechada para o trânsito de veículos, devido à necessidades de reparos que comprometiam a segurança dos usuários, o Governo de Santa Catarina iniciou o trabalho de restauração da ponte, sob a responsabilidade da empresa portuguesa Teixeira Duarte Engenharia e Construções S/A.

Sobre a ponte: A estrutura de aço da ponte Hercílio Luz tem o peso aproximado de 5 mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250 m3 de concreto. As duas torres principais têm 74,21 m de altura. O vão pênsil tem uma altura média de 30,86 m em relação ao nível do mar e a carga total nas cadeias de barras de olhal é de 4.000 toneladas-força.

Demanda Grupo Orguel

Elaborar um projeto especial de acesso à parte inferior da ponte, causando os menores impactos possíveis à estrutura. Para atender à demanda era necessário um equipamento que facilitasse o acesso às bases inferiores da ponte e possibilitasse a troca de toda a parte de madeira e cabos de aço, além de algumas peças metálicas e vigas em estado de corrosão.

A segurança e a alta produtividade proporcionadas pelo Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck são fatores fundamentais para que a obra, tão esperada pela população de Florianópolis, mantenha o ritmo acelerado e seja finalizada no prazo acordado. Esta é mais uma grande obra brasileira que conta com a expertise e a excelência do Grupo Orguel.