Bombas e geradores do Grupo Orguel são utilizados em projeto de barragem da Vale em MG

Entenda o projeto

A Vale S.A é uma das maiores mineradoras do mundo, ocupando o 1º lugar na produção mundial de minério de ferro, pelotas e níquel.  Implementada em 1981, a barragem de Itabiruçu está localizada em Itabira, Minas Gerais e há mais de 4 anos, o Grupo Orguel atua no projeto de bombeamento da barragem. O processo consiste em manter regulado o nível de água utilizado na mineração, assegurando a sua produtividade e mantendo a lavra¹ de forma sustentável.  Esse procedimento é fundamental porque quando a água é utilizada em quantidades menores que as ideais, ela pode ocasionar problemas e comprometer a atividade.

Nota 1: Ação ou maneira de lavrar a terra. Extração de minérios.

Demanda Grupo Orguel

Dimensionar uma solução completa que permita o pleno funcionamento do sistema de bombeamento da barragem de Itabiruçu. Com base nos estudos realizados in loco e em cálculos, foi elaborada uma proposta técnica contemplando bombas submersíveis e geradores para gerir o ciclo da água que sai da barragem de rejeitos, segue para a estação de bombeamento e vai até à usina, possibilitando, assim, um fluxo constante, assegurando o pleno funcionamento das atividades da lavra.

O Case Sistema de Bombeamento da Vale é inspirador: criar e manter o relacionamento com o Cliente é fundamental para alcançarmos resultados cada vez mais expressivos. A visibilidade de um projeto executado em outro Cliente foi fundamental para que a Vale optasse pelas soluções do Grupo Orguel. Experiência e tradição são fatores que distinguem o Grupo Orguel no mercado, características fundamentais para o sucesso dessa parceria entre Grupo Orguel e Vale.