A cadeia de valor nada mais é do que um diagrama que mostra uma visão geral da empresa e modelo que ela está constituída para entregar valor e gerar vantagens competitivas perante os seus concorrentes.
Esse é um recurso muito importante para todas as empresas que querem melhorar a experiência do seu cliente e com isso obter resultados cada vez melhores, por isso, é tão importante saber o que e como usar a cadeia de valor em um negócio. Quer se aprofundar nesse tema? Continue com a leitura!
O que é a cadeia de valor?
A cadeia de valor é uma ferramenta de gerenciamento de projetos criada no ano de 1985 pelo professor Michael Porter e o seu principal objetivo é especificar todas as atividades que uma empresa realiza para gerar valor aos seus clientes e apresentar os elos entre cada uma delas.
Com esse desenho e especificando as ligações entre todas as atividades de um negócio, é possível a criação de uma vantagem competitiva na organização, o que contribui muito para o sucesso e crescimento da empresa.
O primeiro passo antes de desenhar de fato uma cadeia de valor é compreender qual a proposta de valor do seu negócio, ou seja, quais as vantagens que o produto/serviço oferece quando comparado com seus concorrentes e quais são as dores dos clientes que eles conseguem resolver melhor que os demais. Em resumo, esse é o valor que de fato é percebido pelo cliente.
Considerando esses pontos é possível resumir a cadeia de valor como uma série de atividades/processos ligados por elos necessários para produzir o que o cliente deseja, seja em um produto ou serviço, sendo esse o valor de uma organização.
O que faz parte de uma cadeia de valor?
Existem três principais elementos que constituem uma cadeia de valor, sendo eles os processos primários, processos de apoio e a margem.
Processos primários
Os processos primários são aqueles que geram valor direto para os clientes e também podem ser conhecidos como “processos core”. Os principais e mais elencados deles são:
- Logística de entrada: o processo de obtenção de matéria-prima ou contratação de serviços que serão usados para a transformação do produto final;
- Operações: são as atividades que transformam as entradas no produto pronto, que é a saída, ou seja, toda a etapa de produção, montagem, embalagem, etc.
- Logística de saída: processo de entrega do produto final/serviço aos clientes;
- Vendas e marketing: são as atividades de atração e condução dos clientes à realização da compra;
- Serviços ou pós-venda: o processo ligado ao relacionamento com os clientes após a venda para o aumento do valor percebido por eles quanto ao produto ou serviço.
Processos de apoio
Já os processos de apoio são os que geram valor indireto para os cliente e servem como um apoio – como o próprio nome sugere – para os processos primários da empresa. Alguns exemplos deles são:
- Infraestrutura: engloba a gestão da área administrativa, financeira/contábil e legal;
- Recursos humanos: cuida das atividades de recrutamento de novos funcionários e gestão de todos os colaboradores ativos, cuidando dos programas de treinamento e desenvolvimento, entre outras atividades relacionadas;
- Tecnologia: são as atividades que apoiam os processos primários em automações, ferramentas digitais entre outras inovações nos processos;
- Compras:o processo de busca de fornecedores e aquisição de todos os recursos que uma empresa demanda para se manter em plena atividade.
Margem
Essa seção é voltada para especificar o resultado esperado pela empresa, ou seja, a margem/lucro que ela obtém. A margem normalmente fica à direita da cadeia de valor e pode ser calculada como a diferença entre o valor percebido pelo cliente final e o custo total de produção do que foi entregue, ou seja, a margem está diretamente ligada com a lucratividade da empresa.
Qual o objetivo da cadeia de valor?
Ao elencar todos os detalhes citados acima, da estrutura da cadeia de valor, é possível compreender muito mais profundamente o funcionamento da organização e com isso identificar melhorias em todos os processos produtivos e estratégicos, sendo esse o principal objetivo do uso dessa ferramenta.
Ao encontrar os pontos fortes e a desenvolver do negócio, é possível potencializar o que já dá certo e corrigir rapidamente o que precisa de ajustes, tornando o negócio muito mais competitivo e lucrativo.
Qual o papel da cadeia de valor na indústria?
A partir do momento que você já sabe o que é exatamente uma cadeia de valor e qual o seu objetivo, é possível entender o papel macro dela na indústria. As principais vantagens de aplicar essa ferramenta no negócio são:
Encontrar possibilidade de melhorias
Ao montar a cadeia de valor do seu negócio você consegue aproveitar de toda a visão sistêmica para identificar pontos que podem ou precisam ser melhorados para otimizar todo o processo e oferecer o melhor para os consumidores.
Otimizar o processo de resolução de demandas
Ao ter mais informações sobre o fluxo de atividades da rotina da empresa é possível otimizar o processo de resolução de demandas de forma mais rápida. Além disso, contar com dados coletados no dia a dia pode fazer com que se criem maneiras ainda mais eficientes de trabalhar e atender as necessidades do cliente.
Ao ampliar a cadeia de valor, as tarefas acabam sendo realizadas com mais fluidez e o que é desnecessário pode ser colocado em segundo plano, dando foco para as atividades que são indispensáveis.
Estabelecer mais vantagens competitivas
Se o seu negócio precisa ser destacado perante a concorrência, a construção de uma cadeia de valor é um ótimo ponto de partida, já que você conseguirá enxergar vários gaps para aprimorar e pontos de destaque para divulgar ainda mais e até mesmo colocar em ações de marketing para sobressair perante seus concorrentes.
Só existem pontos positivos quanto à elaboração de uma cadeia de valor para o seu negócio, e essa é uma ferramenta que deve ser construída com muita dedicação, pois pode ser como um guia para as tomadas de decisão e investimentos futuros.
Como a Orguel pode te ajudar a construir a cadeia de valor?
Construir uma cadeia de valor eficaz requer não apenas a integração de processos, mas também o fornecimento de valor tangível em cada etapa.
A Orguel se destaca ao oferecer uma proposta de valor diferenciada, que se alinha perfeitamente com as necessidades das empresas que buscam otimizar sua cadeia de valor. Sendo assim, a seguir, mostraremos como podemos te ajudar nesse processo.
Agilidade
A capacidade de resposta rápida da Orguel é fundamental para manter a cadeia de valor em movimento. Seja na entrega de equipamentos, na resolução de problemas ou na prestação de suporte técnico, a agilidade da Orguel garante a continuidade e a fluidez dos processos em todas as etapas da cadeia de valor.
Plano de manutenção preventiva e corretiva
Manter os equipamentos em perfeito estado de funcionamento é essencial para garantir a continuidade das operações em toda a cadeia de valor. Com seus planos de manutenção preventiva e corretiva, a Orguel ajuda as empresas a evitar paralisações não planejadas, contribuindo para a eficiência e a produtividade em todas as etapas do processo.
Logística Integrada na entrega de equipamentos
A logística integrada é um elemento crucial na construção da cadeia de valor. A Orguel oferece uma solução completa e integrada que inclui o transporte dos equipamentos diretamente para o local de trabalho dos clientes. Isso reduz os custos e os prazos de entrega, contribuindo para a eficiência e a fluidez dos processos em todas as etapas da cadeia de valor.
Capacitação da equipe com treinamento IPAF
A capacitação da equipe é essencial para garantir a segurança e a eficiência nas operações em toda a cadeia de valor. A Orguel oferece treinamentos IPAF (International Powered Access Federation) para operadores de equipamentos de acesso, garantindo que sua equipe esteja devidamente qualificada para realizar as tarefas com segurança e precisão, contribuindo assim para a excelência operacional em todas as etapas do processo.
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