Guia Prático: Plataforma Elevatória (PEMT)

Plataforma Elevatória

Guia Prático: Plataforma Elevatória (PEMT)

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Elétrica ou a Diesel? Qual altura devo escolher? Tiraremos todas suas duvidas aqui.

A Plataforma Elevatória, ou Plataforma Aérea, é um equipamento essencial para a construção civil, indústria, logística, shoppings, eventos entre outros, pois ela traz agilidade e permite que se alcancem alturas elevadas com segurança e praticidade. As PEMT são utilizadas em todos os tipos de trabalho em altura, desde uma troca de lâmpada até na montagem de plantas industriais complexas. 

Atualmente no mercado contamos com três modelos de plataformas: articulada, tesoura e telescópica. Cada uma delas possui suas vantagens e desvantagens e são recomendadas para diferentes tipos de trabalhos, o segredo é escolher o equipamento que vai melhor atender aquilo que o seu serviço necessita.

 

Qual tipo de Plataforma devo escolher?

 

 

Plataforma Tesoura
Plataforma Tesoura

 

Plataforma do tipo Tesoura/Pantográfica é ideal para trabalhos que necessitam de pouco alcance e altura, mas bastante espaço de trabalho. Esse modelo oferece uma área de trabalho maior no deck e, geralmente, permite trabalhar com cargas mais pesadas que nas plataformas articuladas. 

A Orguel oferece dois tipos de plataforma tesoura para locação. A plataforma tesoura elétrica, com operação silenciosa, durabilidade em longas jornadas e baterias recarregáveis em tomadas 220v, que não emite gases na atmosfera, sendo assim muito recomendável para ambientes internos e locais públicos, veja aqui um exemplo

Outra opção é a plataforma elétrica diesel, com maior potência e maior capacidade de elevação.  Tanto a plataforma tesoura a diesel quanto a elétrica possuem controles suaves com alta velocidade, elevação e deslocamento, proporcionando excelente produtividade do operador.

A plataforma do tipo tesoura é indicada para construção e manutenção de edifícios, hotéis, parques de diversão,shoppings, armazenagem e centros de distribuição, entre outros.

 

Clique Aqui para ver mais sobre nossas Plataformas Tesouras

 

Plataforma Articulada
Plataforma Articulada

 

plataforma do tipo articulada é a opção certa para quem deseja realizar serviços em lugares elevados e de difícil acesso. Suas lanças possibilitam grande alcance lateral, permitindo atingir pontos elevados, sobrepondo obstáculos, máquinas e outros equipamentos instalados.

Ideais para trabalhos em áreas externas, as plataformas do tipo articulada atingem alturas de trabalho de até 43 metros, com maiores velocidades de deslocamento e elevação, além de boa manobrabilidade em qualquer terreno. A plataforma do tipo articulada é indicada para obras industriais, de construção, manutenção predial, de aeronaves, entre outros.

Na Orguel você encontra a plataforma articulada para locação elétrica ou a diesel, todas em conformidade com a NR-18 do MTE.

Veja mais sobre Plataformas Articuladas

 

Plataforma do tipo telescópica
Plataforma do tipo telescópica

 

plataforma do tipo telescópica é dotada de uma lança telescópica que permite um acesso direto e rápido à zona de trabalho. Seu uso é ideal para trabalhos que exigem alcance máximo, na horizontal e na vertical. Apesar de não possuir articulações, a plataforma telescópica oferece maior alcance do que as plataformas articuladas.

A plataforma telescópica é um equipamento próprio para manutenções, instalações elétricas ou qualquer outro trabalho em altura de até 41 metros. É ideal para utilizações em galpões, armazéns, fábricas, fachada de shopping centers, construção civil, portos e aeroportos.

Veja mais sobre Plataformas Telescópicas

 

 

Qual tamanho devo escolher?

Existem plataformas dos mais diversos tamanhos, e a maior do mundo, a BrontoSkylift, chega até a 112 metros e consegue ainda bombear água. Então, com certeza existe uma plataforma que vai atender a sua demanda de maneira prática. A Orguel trabalha com plataformas de até 43 metros.

Antes de tomar a decisão sobre qual tamanho de plataforma escolher, é importante ter em mãos as informações sobre as funções que o equipamento precisa cumprir na sua obra ou negócio. Além disso, é fundamental ter acesso à ficha técnica das PEMT, para saber se e qual é o equipamento mais adequado para o serviçoUma dica importante é sempre alugar um equipamento ligeiramente maior do que o desafio de altura ou alcance a ser vencido. Isso vai assegurar que o trabalho aconteça de forma segura, ágil e sem surpresas.

 

 

Elétrica ou a Diesel?

Com o que vimos nesse texto, você já deve conseguir escolher o tipo de plataforma mais apropriado para o seu serviço, mas ainda existe uma característica que se deve levar em conta antes de sua escolha final. Plataforma Elétrica ou a Diesel?

A Plataforma Elétrica possui características mais apropriadas para locais internos e com pisos nivelados, seja concretado ou até mesmo pisos de azulejo. Ela possui uma menor tração quando comparada a Plataforma a Diesel, juntamente com pneus menores, o que muitas vezes impossibilita sua utilização em terrenos com grandes desníveis. Sua utilização é mais silenciosa e não emite gases no ambiente, sendo ótima para locais com acesso de pessoas.

A Plataforma Diesel possui características mais apropriadas para locais externos, podendo ser utilizadas até em locais com pisos desnivelados como canteiros de obras. Possui uma grande tração e rodas mais apropriadas para diversos tipos de terreno. Tem uma maior  potência e  maior capacidade de elevação.

 

Parabéns! Agora você já conhece as principais diferenças entre os tipos de plataformas elevatórias no mercado e a partir desse momento , está apto a escolher da maneira mais assertiva, a plataforma elevatória ideal para o seu trabalho ou negócio!

Clique aqui para realizar seu orçamento. 

 

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.