O Brasil vive uma epidemia de dengue com mais de 745 mil casos, somente em 2015. Mas, esta não é a única doença transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Nós últimos meses, duas novas doenças foram descobertas: chikungunya e zika, transmitidas pelo mesmo mosquito e com sintomas semelhantes. Agora, a atenção precisa ser redobrada.
O foco da dengue pode aparecer em qualquer lugar que contenha acúmulo de água e isso inclui os canteiros de obras. Calhas, capacetes, tubos de PVC, baldes, poço do elevador, latas e embalagens são alguns dos lugares que podem ocasionar a para a proliferação do mosquito. Portanto, é preciso fazer verificações diárias.
Veja algumas dicas para combater o mosquito:
• Recolha diariamente o lixo do canteiro de obras;
• Não deixe acumular entulhos ou materiais descartáveis pelo terreno;
• Diariamente, faça a drenagem da água que acumula nas sapatas e no poço do elevador;
• Tampe as caixas d’água;
• Limpe as calhas com frequência;
• Estique bem as lonas para evitar a formação de poças;
• Tapem todos os buracos que possam acumular água;
• Depois de um dia de chuva, caminhe pela obra e observe os pontos que podem ter água parada.
Doenças e sintomas: Aedes Aegypti
A dengue é a doença mais grave quando comparada à chikungunya e à zika. Ela causa febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Em casos mais graves, pode provocar hemorragias, que, por sua vez, podem ocasionar óbito.
A chikungunya também causa febre e dores no corpo, mas as dores concentram-se principalmente nas articulações. Na dengue, as dores são predominantemente musculares. Alguns sintomas da chikungunya duram em torno de duas semanas; todavia, as dores articulares podem permanecer por vários meses. Casos de morte são muito raros, mas a doença, em virtude da persistência da dor, afeta bastante a qualidade de vida do paciente.
Por fim, temos a febre zika, que é a doença que causa os sintomas mais leves. Pacientes com essa enfermidade apresentam febre mais baixa que a da dengue e chikungunya, olhos avermelhados e coceira característica. Em virtude desses sintomas, muitas vezes a doença é confundida com alergia. Normalmente a zika não causa morte, e os sintomas não duram mais que sete dias. Vale frisar, no entanto, que a febre zika relaciona-se com uma síndrome neurológica que causa paralisia, a Síndrome de Guillain-Barré, e também com casos de microcefalia.
O tratamento da dengue, chikungunya e zika é praticamente o mesmo, uma vez que não existem medicamentos específicos para nenhuma dessas enfermidades. Recomenda-se que o paciente, nos três casos, permaneça em repouso e beba bastante líquido. Alguns medicamentos são indicados para dor, mas não se deve fazer uso de remédios que contenham ácido acetilsalicílico, pois eles podem desencadear hemorragias.
Fonte: Mundo da Educação