Quando falamos de construções, logo pensamos em máquinas pesadas e pessoas trabalhando. Realmente essa é uma das combinações necessárias para o bom andamento de um empreendimento na construção civil.
Mas essa combinação, se não contar com uma fiscalização do andamento e manutenção dos equipamentos, pode oferecer inúmeros riscos para quem opera, além de diminuir a vida útil dos equipamentos. Destacamos alguns pontos importantes para a manutenção de equipamentos da construção civil. Confira:
A limpeza e organização são fundamentais
Se já é complicado trabalhar em um escritório desorganizado, imagine em uma obra. São inúmeros os riscos oferecidos aos trabalhadores da construção civil, como exposição à poeira, vibrações, materiais químicos, quedas entre outros.
A organização do local de trabalho é fundamental para a segurança dos trabalhadores. Um ambiente desorganizado é extremamente propício a acidentes, então evite deixar equipamentos em locais desadequados, e muito cuidado com as fiações elétricas. Uma obra com ferramentas espalhadas possui maior índice de acidentes
Mantenha a manutenção em dia
A manutenção deve ser a segunda maior prioridade de uma obra, sendo a primeira a segurança de quem opera as máquinas. A manutenção é a grande responsável pelo bom funcionamento dos equipamentos, além de também garantir uma maior durabilidade e, assim, diminuir o gasto das empresas com investimentos em máquinas novas. Existem três formas diferentes de manutenção: a preditiva, preventiva e corretiva.
Manutenção preditiva
É basicamente constituída de programas especiais que analisam, durante a operação, os aspectos que podem causar danos às máquinas e equipamentos. Essa análise é realizada com os equipamentos. Essa manutenção reduz com grande eficiência as falhas e quebras, além de diminuir o índice de periculosidade na utilização das máquinas.
Manutenção preventiva
É aquela chamada “parada programada”, que geralmente se vê em algumas obras e indústrias onde as máquinas são limpas e os elementos que podem causar danos são trocados ou reparados. Geralmente, esse tipo de manutenção é planejado antecipadamente e periodicamente. A manutenção preventiva também contribui para a redução de custos em reparos e aumenta o índice de segurança do trabalhador durante a operação das máquinas.
Manutenção corretiva
De todos os métodos, essa é a menos aconselhável. Ela só ocorre quando já aconteceu a falha e um possível acidente. A manutenção corretiva geralmente é bastante onerosa para a empresa, pois deve-se parar o setor da construção onde a máquina opera, e seu retorno depende da perfeita correção do problema e testes que possam causar danos futuros.
Sinalização da manutenção
Exceto na manutenção preditiva, que é necessário que os equipamentos estejam em funcionamento, é importante que todas as máquinas que possam gerar riscos sejam sinalizadas durante sua manutenção. Essa sinalização se faz necessária para que não aconteçam acionamentos durante a manutenção, que podem causar acidentes aos operadores.
Segurança na construção civil
Para aumentar a segurança durante o trabalho na construção civil, é importante analisar e seguir as normas regulamentadoras e a criação da CIPA, que é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Essas atividades são básicas e criam uma cultura prevencionista e de conscientização dos trabalhadores.
Como é feita a segurança da construção onde você trabalha? Você é um trabalhador que preza por sua segurança? Deixe o seu comentário!