Sabemos que os trabalhadores do setor de construção estão expostos frequentemente a ruídos de alta intensidade. Exposições em excesso podem provocar alterações temporárias (zumbido nos ouvidos), sendo que esses efeitos de curto prazo geralmente tendem a desaparecer após alguns minutos ou após o afastamento da fonte ruidosa. No entanto, repetidas exposições a ruídos mais intensos podem conduzir a uma perda auditiva permanente.
Como a perda da audição é gradativa, o trabalhador só percebe, quando o processo já está em nível avançado. As pessoas que sofrem essa perda começam a ter dificuldades para perceber os sons agudos, tais como toques de telefones, apitos, campainhas e, posteriormente, começam a ter dificuldades de escutar as outras pessoas.
Por isso, quando não é possível eliminar ou reduzir os ruídos, é importante o uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI): o protetor auricular. Esse protetor consegue diminuir o som e permite proteção adequada ao trabalhador.
Atualmente, existem dois tipos de protetor auricular disponíveis no mercado: os protetores de inserção (plugues) e os abafadores tipo concha.
Cada modelo possui um nível de redução de ruído (NRR), sendo necessário verificar o valor no Certificado de Aprovação (CA) do EPI, que está disponível no site do Ministério do Trabalho e Emprego (www.mte.gov.br).
Veja abaixo os cuidados necessários com cada um deles:
PROTETOR AURICULAR TIPO PLUGUE
É o mais usado nos locais de trabalho. Possui preço acessível e alta durabilidade. Normalmente feito de silicone, é indicado para os mais variados segmentos.
CUIDADOS NO USO
- É importante que as mãos estejam limpas antes de manuseá-los, para evitar sujidade no protetor o que consequentemente, pode causar algum tipo de inflamação no canal auditivo;
- Segure-o sempre pela haste;
- Se os dois plugues forem da mesma cor, dê um nó em um lado da corda, e sempre utilize o mesmo lado. Isso evita que, caso um ouvido possua alguma infecção, ela passe de um lado a outro;
- Lave-o somente com sabão neutro;
- Seque-o à sombra. Isso evita que o sol o resseque;
- Não use-o sujo ou empoeirado;
- Guarde-o em local fechado para evitar o contato com insetos.
PROTETOR AURICULAR TIPO CONCHA
É um protetor auditivo do tipo abafador. Possui uma ótima atenuação de ruído e conforto para o usuário. No entanto, por serem grandes, interferem no uso de óculos pessoais e alguns outros EPIs.
CUIDADOS NO USO
- Ajuste a altura da concha à altura da orelha, de modo que as conchas cubram o ouvido de forma completa.
- Retire o cabelo que porventura possa ficar entre a orelha e o abafador. O cabelo, nesse caso, interfere na capacidade do EPI em reter o ruído.
- A haste deve ser usada na posição vertical, pois na horizontal ela perderá em poder de pressão. A concha ficará folgada, permitindo a passagem do ruído.
- O uso de brincos também pode diminuir a eficiência do EPI.
- O protetor auricular deve ser mantido sempre limpo e em condições de uso. Sua limpeza deve ser feita com pano molhado e sabão neutro.
- Não manuseie o protetor se suas mãos estiverem sujas.
- Não deixe que o equipamento tenha contato com solventes, álcool ou qualquer tipo de produto químico.
- Não mergulhe o equipamento em água ou qualquer outra solução de limpeza.
- Após a higienização, deixe-o secar à sombra naturalmente.
- Guarde-o em local limpo, livre de insetos e em temperatura ambiente.
É importante ressaltar que todos esses equipamentos são de uso individual e, em hipótese alguma devem ser compartilhados.