Cada obra tem necessidades específicas, que demandam a locação de equipamentos diferenciados para vencer os mais diversos desafios. Há, porém, algumas ferramentas que são indispensáveis em qualquer canteiro de obras. Veja abaixo quais são elas e as suas funcionalidades:
- Alicates: amplamente utilizadas pelos profissionais no canteiro de obras, eles se dividem nas seguintes categorias: alicate universal, alicate de pressão, alicate de corte frontal, alicate de corte diagonal e alicate de bico meia cana.
- Arcos de serra: utilizados para o corte de materiais como aço, ferros, madeiras, plásticos e outros. Se dividem em arco de serra regulável e arco de serra fixo.
- Betoneiras: tem a função de misturar concreto e argamassa na obra. Existem modelos a diesel e elétricas (220V e 380V), com capacidades de 150, 250, 400 e 600 litros. As de 600 litros podem ter carregador de agregados.
- Bomba submersa: tem a função de drenar a água de fundos de valas, poços, fundos de elevadores, entre outros.
- Chaves: amplamente utilizadas em apertos, são úteis em muitas atividades da construção civil. Dividem-se em chave ajustável, chave combinada, chave de fenda, chave estrela, chave inglesa e chave Phillips.
- Compressor de ar: tem a função de calibrar os pneus das máquinas na obra, soprar pista para aplicação de CAUQ (asfalto), soprar peças que serão concretadas como lajes, vigas, tabuleiros de pontes, etc.
- Discos de corte: utilizadas no corte de muitos materiais, como cerâmica e aço.
- Esmerilhadeiras: usadas para esmerilhar, aparar ou cortar rebarbas de superfícies diversas.
- Extensão elétrica: leva energia do quadro de distribuição até o local em que serão utilizadas as ferramentas elétricas.
- Furadeiras: usadas para várias funções, dependendo do seu modelo. Dividem-se em furadeiras de bancada, furadeira de impacto e parafusadeiras.
- Lixadeiras: utilizadas para rebarbação e acabamentos. Dividem-se em lixadeira para concreto, lixadeira orbital, lixadeira de palma, lixadeira de cinta e lixadeira combinada.
- Martelos: versátil e de fácil manuseio, podem ser tradicionais ou mais modernos, como o martelo demolidor e martelo rompedor.
- Picaretas: utilizadas em atividades que necessitem de escavação, as picaretas se dividem em picareta estreita e picareta chibanca.
- Serras: utilizadas para cortar tábuas, madeirites, entre outros materiais. Se dividem em serras circulares, serras de esquadria, serras de fitas, serra de sabre e serras tico-tico.
- Talhadeiras: utilizadas para a realização de abertura em paredes para a passagem de canos de PVC, conduites ou mesmo retirada de excesso de massa.
Confira este senhor de 86 anos partindo essa rocha gigante através uma técnica milenar: