A HISTÓRIA DA CHAVE PHILIPS

A HISTÓRIA DA CHAVE PHILIPS

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

parafuso_philipsMuitas pessoas acreditam que a chave Philips foi criada por Gerard Philips, co-fundador da Philips Eletrônicos. Gerard e Anton, seu irmão, realmente criaram muitas coisas interessantes, mas não a chave cruzeta. O mérito dessa ferramenta tão útil nos dias de hoje é de John P. Thompson, um inventor da cidade de Portland, nos Estados Unidos.

John P. Thompson vendeu seu projeto de auto-centramento ao engenheiro Henry F. Phillips, em 1935, depois de não conseguir fabricantes interessados na sua invenção. O empresário era dono da Companhia de Parafusos Phillips que, depois de refinar o design próprio, conseguiu que o projeto fosse rapidamente adotado pela indústria.

Um de seus primeiros clientes foi a General Motors, para a linha de montagem do Cadillac. Mas o sucesso das chaves e parafusos Philips foi tão grande que, em apenas cinco anos, 85% dos fabricantes de parafusos dos Estados Unidos tinham uma licença para produção do sistema.

A grande vantagem do padrão estrela – e que o levou a ser rapidamente adotado em outros setores da indústria – é que ele possuía um formato bem mais prático do que o utilizado na época, sendo extremamente útil em linhas de produção que utilizam chaves de parafusos automáticas. A ferramenta também poupava forças e evitava que a chave escorregasse durante a instalação.

A grande contribuição de Henry F. Phillips foi, portanto, levar a adoção do conceito por fabricantes de parafusos e empresas de automóveis. John P. Thompson acabou não levando o crédito do nome, mas teve a patente do produto reconhecida anos mais tarde.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.