Uma estrutura com 399 pedras de calcário está sendo considerada um “marco para a engenharia em pedra” na Bienal de Arquitetura de Veneza 2016. Ao invés de adesivos, argamassas, colas ou fixadores, o dossel é suportado pela compressão, com conexões perfeitamente secas.
Chamado de Armadillo Vault, que significa casco de tatu, o projeto foi desenvolvido pelo construtor especialista em alvenaria, David Escobedo (Escobedo Group), em parceria com John Ochsendorf (MIT), Philippe Block (Instituto Federal de Tecnologia de Zurique) e Matthew DeJong (Universidade de Cambridge).
Inspirado por métodos de engenharia e construção históricos, Escobedo, Block, Ochsendorf e DeJong procuram renovar o conhecimento do passado usando as tecnologias atuais para projetar uma abóbada de pedra equilibrada no espaço. “Este projeto é realmente mais complexo do que qualquer coisa que tenha sido feita em todo o mundo nas últimas décadas “, declarou Ochsendorf.
O calcário usado para erguer o dossel é considerado um dos materiais mais difíceis de se aplicar estruturalmente. Ao utilizá-lo, os autores demonstraram que geometrias otimizadas permitem realizar construções diversas, mesmo que os recursos sejam limitados.
O dossel é montado como se fosse um quebra-cabeças em 3D, podendo ser desmontado e transferido para outro local quantas vezes forem necessárias. Embora a estrutura tenha alguns vãos de 16 metros, no topo são apenas cinco centímetros de espessura, como se fosse uma casca extremamente fina.
A exposição Armadillo Vault pretende explorar as diversas maneiras possíveis de reformular ou inovar o conhecimento para melhorar as necessidades presentes e futuras da sociedade civil. O trabalho mostra, assim, que a estética e o uso eficiente de recursos podem – e devem – a ser explorados em conjunto. Ao focar na relação entre geometria e forças, foi possível criar uma estrutura expressiva e eficiente ao mesmo tempo.
Acesse aqui o site do projeto e veja o vídeo de como foi o desenvolvimento e a construção da estrutura.
(Foto: Iwan Baan)
(Foto: Anna Maragkoudaki)
(Foto: Anna Maragkoudaki)