5 estratégias para reduzir o orçamento de obras

5 estratégias para reduzir o orçamento de obras

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Sabemos que o orçamento é uma das partes mais importantes de um projeto. Com ele bem definido é possível saber quais as necessidades exatas de uma obra e dimensionar os materiais e profissionais de forma mais otimizada para obter o resultado desejado, dentro dos limites financeiros estabelecidos. 

Porém, de modo geral, muitas vezes para um projeto ser aprovado é necessário a redução de um orçamento, e isso pode ser um grande desafio, já que em casos extremos pode comprometer a qualidade da obra. Por isso, para trabalhar nesse tipo de redução, é importante adotar estratégias certeiras e eficientes que cumpram com o esperado, mas que não afetem em nada a segurança e a qualidade da construção. 

Para te ajudar a tomar decisões sábias quanto a isso, hoje vamos listar 5 estratégias chaves para reduzir o orçamento das obras de modo geral, para que você possa aplicar conforme as suas necessidades. Quer conferir mais detalhes sobre cada uma delas? Continue com a leitura!

Quais são os principais custos de uma obra?

Independentemente do tamanho de uma obra, os custos costumam ser os mesmos de maneira geral, já que existem peças específicas para que um projeto possa ser colocado em prática. Os principais custos nesse caso são: 

  • Materiais e ferramentas;
  • Mão de obra qualificada;
  • Equipamentos extras;
  • Taxas e impostos.
  • Despesas administrativas. 

Para lidar com a redução de custos, considerando esses aspectos, é importante pensar além de somente cortar gastos, já que em uma obra outros fatores acabam influenciando diretamente nessa economia, e que podem oferecer retornos muito positivos. Vamos citar as principais estratégias.

1ª. Tenha um planejamento qualificado

O planejamento é o ponto de partida para uma obra bem-sucedida, e além de ser parte essencial para o andamento da obra, também é fundamental para a redução dos custos. É sempre importante que nessa etapa tudo seja feito com calma e com muita antecedência, para que seja possível considerar contratempos e outros detalhes.

Nessa etapa, organizar todos os processos em um cronograma é fundamental, para que seja identificado quanto tempo durará a obra, quais serão os recursos – materiais e humanos – necessários para a realização dela, entre outros detalhes.

É claro que ao longo do caminho é possível que imprevistos ocorram e as coisas não saiam 100% como o planejado, mas ter tudo bem documentado e detalhado fará com que tudo volte para os trilhos e as perdas sejam mínimas. 

2ª.Faça a gestão correta de resíduos

Pensar em economia de materiais e encontrar estratégias para evitar o desperdício são atitudes fundamentais quando se pensa em redução de custos. Paralelo a isso, também é interessante gerenciar o descarte dos resíduos, para que a obra não gere tantos impactos ambientais negativos. 

Uma boa forma de trabalhar nesse ponto é passar para toda a equipe de colaboradores a ideia dos 3 Rs da sustentabilidade, que visam a Redução, a Reutilização e a Reciclagem dos produtos. Com isso, os materiais serão mais valorizados e conseguirão ser utilizados por muito mais tempo no projeto. 

Outra opção inteligente é aplicar entregas “just in time” na obra, ou seja, programar para que tudo fique pronto no momento correto. Isso fará com que a eficiência de cada etapa da obra seja potencializada, eliminando quaisquer possibilidades de desperdício.

3ª. Invista em materiais e equipamentos de qualidade

Parece óbvio, mas muitos profissionais da construção civil acabam pecando por economizar em materiais e equipamentos, sendo que eles são itens fundamentais e imprescindíveis para uma obra acontecer. 

E ainda que acabem sendo mais caros, eles refletem muito na otimização de recursos financeiros, isso porque, ao utilizar um material de qualidade, as taxas de retrabalho e de possíveis problemas acabam diminuindo fortemente. 

No que diz respeito aos equipamentos, isso também vale. Utilizar itens mais modernos e tecnológicos ajuda na diminuição de falhas e também reduz a necessidade de manutenção, o que torna todas as outras etapas da obra muito mais ágeis. Por isso, se você quer finalizar sua obra com sucesso e de forma rápida, preze por ter os melhores insumos para serem utilizados. 

4ª. Use plataformas especializadas em gerenciamento

Cada vez mais são utilizados softwares na área de construção civil, e para a parte de gerenciamento de obra isso não seria diferente. 


O uso desses aplicativos auxilia muito na redução dos custos, pois essas tecnologias são desenvolvidas para que os gestores possuam um controle maior de processos como a entrada e saída de insumos e equipamentos, além de fazer com que o andamento da obra seja otimizado e pode contribuir até mesmo para a melhoria na comunicação dentro da obra, ou seja, apenas pontos positivos.

5ª. Escolha muito bem os seus fornecedores

Por último, mas não menos importante, a escolha dos fornecedores é algo que refletirá tanto em aspectos financeiros, quanto na qualidade e duração da sua obra.


Escolha fornecedores que ofereçam materiais de qualidade e que estejam dispostos a negociar valores e condições de pagamento. Mas, além disso, também opte por aqueles que têm um prazo favorável para a entrega, já que qualquer atraso no fornecimento pode retardar ou até mesmo fazer com que uma obra fique parada por completo e o foco é que o cronograma do projeto seja sempre agilizado.

É importante ressaltar que as condições financeiras devem ser competitivas, mas a qualidade dos produtos que os fornecedores oferecem deve estar acima de tudo, já que escolher apenas pelo preço baixo pode acabar indo contra tudo o que foi proposto. 

Temos certeza de que ao seguir todas essas dicas o orçamento da sua obra será muito otimizado e tudo isso com a qualidade que ela merece. Siga à risca todas essas instruções e revolucione o seu projeto, e continue acompanhando os posts do Blog da Orguel, para sempre pegar dicas que irão facilitar a sua rotina na construção civil.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.