Escoramento e Cimbramento são duas palavras muito utilizadas no setor de engenharia, mas muitas vezes são utilizadas como sinônimos e isso não está correto. Hoje falaremos sobre a diferença entre os dois, além de maneiras para melhor executar esse serviço.
Escoramento é o conjunto de estruturas provisórias, mais especificamente escoras e torres, com o objetivo de resistir e fornecer apoio à base da estrutura para sustentar uma nova carga ou uma carga provisória resultante do lançamento de concreto até que se torne autoportante.
Cimbramento geralmente é utilizado como sinônimo de escoramento, porém o termo se aplica com mais propriedade a estruturas constituídas apenas por montantes (peças de madeira) ou escoras metálicas.
O escoramento é usado para apoiar a estrutura de concreto até que este adquira resistência suficiente de projeto. Além de suportar o peso do concreto, tem como objetivo suportar a movimentação de operários, equipamentos e outras forças atuantes. Os escoramentos podem ser executados com madeira ou peças metálicas.
Para apoiar a sua escolha, relacionamos alguns dados sobre os materiais. Confira!
Para o escoramento de lajes, vigas e travamento de pilares, a Orguel conta com quatro modelos de escoras metálicas que combinam alta capacidade de carga e leveza, para atender a todas as necessidades da obra. A altura das escoras varia de 2m a 4,5m, adaptando-se facilmente às exigências de montagem e estocagem.