Tendências da construção civil: novidades para um mercado cada vez mais exigente

Tendências da construção civil: novidades para um mercado cada vez mais exigente

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

O cenário da construção civil está em constante evolução e isso não é novidade para ninguém. Talvez o que você ainda não saiba é que as inovações estão chegando com mais força ainda, trazendo opções de tecnologias que permitem revolucionar a forma como as obras são feitas no Brasil. Para ficar por dentro do assunto, é preciso acompanhar de perto as movimentações do mercado, consultar profissionais antenados e nunca achar que já sabe o suficiente. Conte com a nossa ajuda e do Habitissimo para se manter atualizado e conhecer em primeira mão tudo o que está por vir em 2019.

Foto: grupotriedro.es

O tempo em que era necessário percorrer a obra toda a pé para saber o que está acontecendo em cada canto dela ficou para trás. Com o auxílio de drones, tablets e smartphones é possível monitorar todo o canteiro de obras sem sair do lugar, e essa é uma das inovações que estão esse ano. Isso faz com que o acompanhamento da construção seja feito de forma mais rápida e eficiente, sem deixar de lado a qualidade do monitoramento.

Em áreas amplas e com difícil acessibilidade, o uso dos drones se torna ainda mais essencial, e esse instrumento que até pouco tempo atrás era visto como um brinquedo passa a assumir um lugar de destaque no mercado da construção civil. Empresas pioneiras já sabem disso e estão adotando os drones como uma espécie de “terceiro olho” para não perder nada do que acontece na obra.

Relacionado a isso, não podemos deixar de mencionar a presença da IoT – Internet of Things – ou seja, Internet das Coisas. Se você ainda não ouviu falar desse conceito, é bom ficar atento pois ele tem tudo para aparecer com mais destaque na construção civil em 2019. A Internet das Coisas nada mais é do que um termo usado para designar a intensa conectividade de elementos diversos, desde eletrodomésticos até máquinas e inclusive pessoas.

No canteiro de obras, a IoT pode assumir diferentes funções, como por exemplo o controle de materiais, além do rastreamento de equipamentos e de profissionais. Quando o objetivo é tornar a construção mais eficiente, ágil e econômica, a IoT pode ser uma grande aliada, permitindo inclusive a instalação de sensores capazes de indicar quando uma máquina precisa de reparos.

Foto: constructapp.io

Seguindo no ramo das inovações que tem tudo para causar um grande impacto na construção civil em 2019, não poderíamos deixar de fora da lista o papel da impressão 3D, que já é realidade em diversos países, como a China e os Estados Unidos, e aos poucos vem ganhando destaque no Brasil. Com ela, é possível tornar muito mais rápida qualquer construção, o que significa uma expressiva redução nos custos da obra.

A impressão 3D ainda traz como vantagem a sustentabilidade, já que os desperdícios da obra são reduzidos drasticamente se comparados ao de uma construção tradicional, e esse é outro ponto que certamente irá ganhar lugar de destaque. Com o mundo cada vez mais preocupado com as questões climáticas, a sustentabilidade é uma tendência que veio para ficar no cenário da construção civil.

Dentro da sustentabilidade podemos inserir uma série de influências para os canteiros de obras, como por exemplo a utilização de fontes de energias renováveis, a otimização da ventilação e da luz natural nos projetos arquitetônicos, além de uma preocupação cada vez maior com o impacto que a obra irá causar no meio ambiente.

Foto: lattufe.com

Outro aspecto que não poderia ficar de fora das inovações são materiais mais inteligentes. Com a tecnologia chegando a todos os campos, os materiais também estão se tornando mais modernos e eficiente, e um exemplo disso é o Bioconcreto, capaz de regenerar suas próprias rachaduras. Não, você não entendeu errado. O Bioconcreto é um material composto por uma bactéria que ao entrar em contato com a água e oxigênio, faz com que a estrutura comece a se regenerar as rachaduras desaparecem. Parece mágica, não?

Além do Bioconcreto, outro material que tem tudo para conquistar seu lugar ao sol em 2019 é o contrapiso autonivelante. Com excelente fluidez, o contrapiso autonivelante permite reduzir em até 50% o tempo necessário para realizar o piso de um pavimento, o que consequentemente traz uma redução dos gastos com a mão de obra. Como você pode perceber, tecnologia e economia irão caminhar lado a lado em 2019.

Todas essas inovações serão acompanhadas de uma dose extra de segurança nos canteiros de obra. A construção civil ainda é uma área que oferece diversos riscos ao profissional, por isso investir em segurança deve ser uma prioridade do mercado. O uso de simuladores de realidade virtual irá possibilitar uma qualificação extra aos profissionais que atuam no ramo da construção civil, permitindo que eles recebam o treinamento necessário para trabalhar com diferentes equipamentos e materiais. Como você pode perceber, investir em novas tecnologias significa investir em qualidade, eficiência e segurança para sua obra!

Foto: ru.pngtree.com

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.