SISTEMA QUIKDECK É SOLUÇÃO PARA RESTAURAÇÃO DE PONTE

SISTEMA QUIKDECK É SOLUÇÃO PARA RESTAURAÇÃO DE PONTE

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Sistema QuikdeckA ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões postais de Florianópolis (SC), está sendo restaurada com o auxílio do Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck, do Grupo Orguel. O equipamento está sendo montado para facilitar o acesso às bases inferiores da ponte e possibilitar a troca de toda a parte de madeira e cabos de aço, além de algumas peças metálicas e vigas em estado de corrosão.

A ponte Hercílio Luz é a maior ponte pênsil do Brasil, inaugurada em 1926. A estrutura tem 821 metros de comprimento e foi construída com o objetivo de ligar a parte insular da capital à sua parte continental, substituindo o antigo serviço de ligação por balsas.

A obra de restauração da ponte, que está fechada para o trânsito de veículos há mais de 20 anos, é de responsabilidade da empresa portuguesa Teixeira Duarte Engenharia e Construções S/A. A primeira parte da estrutura de acesso, com aproximadamente 2.800 m², está sendo montada pela equipe do Grupo Orguel, em parceria com equipe da Teixeira Duarte.

 O grande desafio técnico foi vencer as dificuldades relacionadas às questões climáticas, uma vez que a obra é realizada em mar aberto, com muito vento. Caso não fosse utilizado o Sistema de Acesso Suspenso QuikDeck, a obra poderia empregar andaimes braçando toda a estrutura. Isso, porém, aumentaria drasticamente o tempo de montagem, além de comprometer a segurança dos trabalhadores. Somente para se ter uma ideia, a montagem de um andaime tradicional em uma área de 400 m2 leva cerca de 25 dias, enquanto o Sistema QuikDeck é montado em 4 dias, com o mesmo número de trabalhadores.

Sistema Quikdeck Sistema Quikdeck
Dessa maneira, a solução foi proposta pela equipe de Engenharia de Aplicação do Grupo Orguel como forma de proporcionar maior produtividade, segurança e estabilidade para o trabalho. O Sistema QuikDeck tem menor peso e maior capacidade de carga, se comparado ao andaime tradicional, o que facilita a montagem e não sobrecarrega a estrutura da ponte, que está comprometida.

Outra grande vantagem do Sistema QuikDeck é que ele não necessita de apoio no solo, sendo montado de cima para baixo, a partir de um único módulo. Sua flexibilidade permite compor diversos formatos geométricos, contornando com facilidade os obstáculos estruturais e os tramos muito fechados da ponte.

A estrutura de aço da ponte Hercílio Luz tem o peso aproximado de 5 mil toneladas, e os alicerces e pilares consumiram 14.250 m3 de concreto. As duas torres principais têm 74,21 m de altura. O vão pênsil tem uma altura média de 30,86 m em relação ao nível do mar e a carga total nas cadeias de barras de olhal é de 4.000 toneladas-força.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.