ANDAIME FACHADEIRO: CUIDADOS E ORIENTAÇÕES PARA O USO SEGURO

ANDAIME FACHADEIRO: CUIDADOS E ORIENTAÇÕES PARA O USO SEGURO

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Andaime Fachadeiro - Grupo Orguel

Andaime Fachadeiro

Os trabalhos com em superfícies verticais requerem dispositivos especiais que deem mobilidade ao trabalhador, sem comprometer a segurança, e propiciem bons índices de produtividade no serviço. O Andaime Fachadeiro busca atender a esse tipo de questão. O equipamento é utilizado principalmente para a realização de serviços de alvenaria e acabamentos em fachadas de edifícios. Também pode ser utilizado na manutenção em fachadas de indústrias e em obras de infraestrutura como, por exemplo, na montagem de ferragens e fôrmas de concreto.

Uma das principais vantagens do sistema é permitir que várias frentes de trabalho atuem simultaneamente, uma vez que as plataformas podem atender a todo o perímetro da fachada.

A montagem dos andaimes deve atender aos requisitos de segurança da Norma Regulamentadora n°18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Além disso, deve ser instalada baseada em um projeto e ser acompanhada de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

A montagem do equipamento é simples e rápida, porém, na hora de erguer a estrutura, deve-se tomar alguns cuidados, como por exemplo, ter Andaime Fachadeiro - Grupo Orguelatenção ao apoio adequado do andaime ao solo e à fixação correta do equipamento na edificação. Só é possível dar sequência à elevação da torre caso os módulos da primeira plataforma de trabalho estejam nivelados. Por isso, deve-se montar os quadros que servirão de base para que, então, o nível de todos os eixos do andaime seja medido.

A estrutura do Andaime Fachadeiro deve ser presa na fachada por meio de cabos de aço. Eles podem ser amarrados nos próprios pilares da estrutura ou em elementos próprios para fixação caso o prédio esteja em fase de construção. O equipamento precisa dispor de proteção com tela de arame galvanizado ou material de resistência e durabilidade, desde a primeira plataforma até pelo menos 2m acima da última. Recomenda-se ainda que as telas sejam ancoradas nas estruturas do edifício, para que a incidência de ventos não comprometa a estabilidade do andaime.

De acordo com a norma NR-18, o andaime jamais deve receber cargas superiores às especificadas pelo fabricante, que vem descrito no próprio equipamento. A carga deve ser distribuída de modo uniforme e limitada pela resistência da forração da plataforma de trabalho. Além disso, a movimentação vertical de componentes e acessórios para a montagem ou desmontagem do andaime deve ser feita por meio de cordas ou por sistema próprio de içamento.

De acordo com a NR-18, o acesso às plataformas de trabalho deve ser feito por meio de escadas incorporadas à estrutura do andaime. É imprescindível que qualquer trabalho realizado pelos operários nos andaimes seja feito com equipamentos de proteção individual.

O Grupo Orguel oferece vários tipos de andaimes para seus clientes, que contribuem para o bom andamento das obras. Clique aqui para conhecer os equipamentos.

Fonte: Construção e Mercado

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.