Inclusão durante a pandemia

Colaborador Orguel regando sua hortinha em casa

Inclusão durante a pandemia

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) nasceu em 1954, no Rio de Janeiro, com o objetivo de dar mais visibilidade e chances a pessoas com deficiências intelectuais múltiplas e lutar contra os preconceitos que eles sofrem diariamente na sociedade.

“Além da educação, a Apae-BH iniciou a prestação de serviços de saúde e assistência social, dando origem ao que é hoje o eixo básico de atuação das entidades que integram o Movimento Apaeano, com equipes trans e multidisciplinares trabalhando de forma integral e integrada na defesa de direitos e na prestação de serviços de qualidade às pessoas com deficiência intelectual e múltipla.”

Em um movimento de inclusão e crescimento durante este período de pandemia a Orguel iniciou uma parceria com a Apae, inaugurando no ano de 2013 uma Unidade na cidade de Pedro Leopoldo totalmente voltada para a inclusão dessas pessoas no mercado de trabalho.

Atualmente possuímos 22 colaboradores que são assistidos por uma equipe multidisciplinar da Apae e uma equipe especializada da Orguel. Nesta unidade são realizadas diversas atividades tais como a limpeza das barras de ancoragem (tirantes) com flange e na pintura de painéis modulados das fôrmas leves, dando um suporte essencial para as outras Unidades.

A unidade ficou fechada na pandemia no período de março a novembro visando a proteção dos nossos colaboradores que se encontram no grupo de risco. Neste período, tivemos a ideia de propor algo que eles pudessem fazer em casa, buscando manter o senso de pertencimento e diminuir a ansiedade frente a este cenário atípico que estamos vivenciando.

A criação de uma hortinha na unidade já vinha sendo estudada antes, surgindo a oportunidade de darmos o primeiro passo para desenvolvermos este movimento de inclusão durante a pandemia. Com a participação e colaboração de todos, demos início ao projeto, onde cada um fez o plantio em casa e vem cuidando para posteriormente replantarmos na unidade.

A ideia é criarmos uma hortinha com a reutilização de pneus usados. Com isso contribuímos também para o meio ambiente.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.