Impressão 3D na Construção Civil

Impressão 3D na Construção Civil

Impressão 3D na Construção Civil

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Com o crescente desenvolvimento da internet e dos meios informatizados entre os anos 1990 e 2000, a famosa virada do século, foi possível que a indústria e seus serviços conquistassem maiores ganhos em sua produtividade. Esse momento histórico se concretizou com a Terceira Revolução, em que são combinadas habilidades digitais e pessoais para fabricação, ademais dentro da Indústria 4.0 que busca uma maior conectividade, ferramentas como as impressoras 3D são muito importantes.

As três dimensões da impressão 3D

A fabricação aditiva, mais conhecida como impressão 3D, contempla diversos processos que possibilitam a confecção de produtos completos ou suas partes, desenhadas em softwares como o CAD, com processo feito com a sobreposição de camadas. Com isso, o método é expresso em 5 etapas, necessárias para que o objeto final seja feito:

Definição: neste momento é feito o desenho da peça, pode-se utilizar programas de modelagem, também podem ser utilizados aparelhos de engenharia reversa como scanners, para reproduzir um objeto já pronto.

Conversão: o arquivo aceito na maior parte das impressoras é o STL – Linguagem de Tesselação Padrão – que é o formato mais utilizado nas impressoras.

Transferência: ao passar o arquivo para o aparelho há um terceiro passo de ajustes para corrigir posicionamento, tamanho ou orientação da peça, além de readequar os parâmetros na impressora de acordo com a matéria-prima.

Produção: o processo de confecção é totalmente automatizado, não tem necessidade de intervenção humana, apenas para suprir as demandas de materiais, a carga da máquina e correção de possíveis problemas.

Acabamento: ao fim da produção é necessário retirar os suportes da peça, limpá-la, fazer os retoques finais como pintura e tratamento de superfície, que geralmente é feito manualmente.

Aplicação na construção civil

É importante considerar que ela dá mais liberdade aos projetistas, pois não há limitações para desenvolver peças conforme as características de movimento de máquinas-ferramentas, empregadas nos processos tradicionais de usinagem. Além disso, a tecnologia viabiliza uma produção mais ampla de partes com geometria mais complexa e ocas, as quais consolidam os componentes em uma peça única que se torna mais leve, ainda que seja tão resistente quanto as mais convencionais.

Outro ponto é a produção de baixa escala, visto que em alguns processos a impressão 3D permite o uso de uma quantidade mais exata de material, o que ajuda no fator sustentabilidade que é cada vez mais crucial. Ou seja, as mudanças podem ser significativas no âmbito da construção civil, como uma revolução na maneira de construir, devido as possibilidades de automação e produção local, reduz custos, tempo e mão de obra braçal, sem contar que permite uma liberdade projetual maior e a redução de desperdícios.

No entanto, existem alguns entraves, isso porque a indústria de construção civil é uma das mais tradicionais, fazendo com que a afeição pelo método artesanal seja muito mais valorizada nesse contexto. Além disso há dúvidas perante a nova tecnologia que não está tão bem estabelecida, dado que necessita de tecnologias como BIM, que tem um alto valor, e profissionais especializados para transformar tal método em uma escala que exigiria máquinas de dimensões muito superiores às impressoras 3D tradicionais. A exemplo disso, um estudo está em andamento para avaliar a viabilidade da impressão de casas inteiras em 3D, contudo, ainda há discussões sobre o custo-benefício dessa aplicação mercadológica. Por fim, uma questão muito debatida é que não há estudos realizados suficientes para atestar, sobretudo no contexto brasileiro, a aplicabilidade do recurso em grande escala na construção civil e, por isso, muitos não consideram que se tenha valor agregado suficiente.

Gostou do nosso conteúdo? Conheça todas as nossas atualizações clicando aqui!

 

Fonte:

UniEVANGÉLICA
TECNOLOGIA ENGENHARIA
ESTUDO DAS TÉCNICAS DE FABRICAÇÃO ADITIVA (IMPRESSÃO 3D) E DA SUA  APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
ESTUDO DOS AVANÇOS DA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D E DA SUA APLICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.