A evolução dos andaimes na construção

andaime mecanflex

A evolução dos andaimes na construção

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

andaime mecanflex

Segundo o dicionário, a palavra andaime significa: “Estrado de madeira ou metal provisório de que se utilizam os pedreiros para erguer um edifício”.

Sabe-se que há mais de 5.000 anos os egípcios já utilizavam estruturas com essa funcionalidade. Em Tebas no Egito, foram encontradas pinturas que já demonstravam o uso de estruturas provisórias dessa natureza.

Já na Idade Média, encontraram-se registros do uso de andaimes para a construção de pontes e igrejas. Mas foi no século 19, que foram desenvolvidos os primeiros cálculos para a produção de perfis metálicos, que substituiriam a madeira e o bambu na fabricação de andaimes.

Apenas em 1930, esses perfis metálicos foram transformados em tubos redondos e, também neste período, foram criadas as abraçadeiras — acessório que garantiria a junção dos tubos mais facilmente.

Com o advento da 2ª Guerra Mundial, a tecnologia industrial deu um salto no desenvolvimento e fabricação, em larga escala, de andaimes metálicos. E, durante os anos, a regulamentação de obras, contribuiu para a substituição, em massa, da madeira pelo andaime metálico, ao impor exigências em termos de segurança.

Após a Guerra, os andaimes continuaram sua evolução, com a criação dos andaimes de quadro pré-fabricado, em 1950. Mas foi apenas em 1970 que os andaimes multidirecionais foram inventados, garantindo um novo mundo de aplicações e uso dos andaimes.

Assim, os andaimes metálicos, sejam eles em aço ou alumínio, fazem parte da evolução da construção civil, pois possibilitaram a construção e manutenção de inúmeras casas, monumentos, hospitais, escolas e tantas outras estruturas, que contribuíram para a concepção na sociedade, como a conhecemos hoje.

Conheça os três principais grupos de andaimes:

Os andaimes de tubo e braçadeiras

Composto por tubos que são conectados por meio de peças de ligação: as abraçadeiras e luvas. As abraçadeiras envolvem os tubos e são fixadas por parafusos. As conexões são feitas com angulações retas ou variáveis. Este tipo de andaime possui versatilidade em angulação, por isso ainda é bastante difundido atualmente, mesmo que seja o tipo de andaime mais antigo.

Os andaimes de quadro

São compostos de peças planas, a maioria em forma de quadros e de espaçadores de postes. As peças são constituídas de tubos soldados entre si. Este tipo de andaime possui restrições quanto à angulação.

Os andaimes modulares

A última evolução de andaimes pré-fabricados, caracteriza-se por um poste vertical com peças de ligação soldadas nas rosetas. Possui ainda peças de ligação horizontais que têm uma castanha com lingueta de travamento nas extremidades, e diferentes acessórios de acordo com a aplicação. Os nós são o que garantem a utilização versátil e prática, além da segurança conferida por esses andaimes. Os andaimes modulares são os que melhor apresentam produtividade. Em algumas situações, ele chega a ser montado 4 vezes mais rápido se comparado a um andaime de tubo.

Atualmente, os andaimes metálicos são conhecidos pelos seguintes nomes e funcionalidades no mercado da construção civil:

⋙ Andaime Fachadeiro

Composto por quadros e plataforma metálicas, o andaime fachadeiro permite a circulação dos operários em diversos níveis com livre acesso à área de trabalho. A montagem é simples, sendo possível montar o andaime fachadeiro em todo o perímetro de um prédio, local comumente utilizado. Amplamente utilizado na construção civil, o andaime fachadeiro é apropriado para serviços em ambientes externos. Com aplicação em construções, trabalhos de manutenção e reformas de fachadas, o equipamento é frequentemente utilizado nas fases de alvenaria e acabamentos.

⋙ Andaime tubo equipado

Composto por tubos de aço galvanizados e acessórios (fabricados em aço-mola, forjados, temperados e revenidos), o tubo equipado permite conexões multidirecionais de estruturas especiais, o que possibilita maior versatilidade e flexibilidade para o uso de diversas aplicações. O andaime tubo equipado é o mais indicado quando existem muitas interferências (tubulações diversas, instalações diversas, edificações existentes, e etc.) no local onde será instalado o andaime.

⋙ Andaime Multidirecional Mecanflex

O Andaime Multidirecional Mecanflex é uma das evoluções do andaime de tubo equipado. Ele é constituído de uma pinça com chaveta rápida auto basculante, que encaixa em uma peça de engate (estribo). Permite a montagem nos mais diversos formatos, vencendo desafios geométricos, possibilitando montagens esféricas, geometrias irregulares e em vários níveis e direções, de 0 a 180˚ em um único suporte. Reduz significativamente a utilização de abraçadeiras e luvas em sua utilização, sendo o mais versátil e produtivo dos andaimes.

 

Mecanflex: encaixe diagonal     Mecanflex: de 0 a 180˚
 

O Andaime Multidirecional Mecanflex é galvanizado e possui diâmetro 48,8 mm. É composto por postes (elemento vertical; travessas (elemento horizontal); diagonais, pisos metálicos e antiderrapantes, rodapés metálicos e plataformas com escada, interna ao andaime que garante mais segurança ao colaborador.

Os postes possuem estribos a cada 50 cm, logo, os níveis de trabalho podem variar a cada 50 cm de altura.

Dentre as suas vantagens, pode-se destacar:

  • Andaime dentro das Normas NR18 e 6494;
  • Economia e agilidade, sendo até 3 vezes mais rápido na montagem e desmontagem em relação ao andaime com tubo equipado;
  • Acesso em locais com interferências e geometrias irregulares;
  • Montagens suspensas, isto é, apoiado na estrutura, não no solo ou montagem em balanço;
  • Escada com acesso interno no equipamento;
  • Piso antiderrapante e rodapé metálico;
  • Maior resistência utilizando material galvanizado.

Onde podemos utilizar o Andaime Multidirecional Mecanflex:

  • Obras civis como andaimes de fachadas, torres, escadas com degraus e patamares, passarelas, coberturas e escoramento;
  • Eventos, como torres de iluminação, sonorização, palcos e passarelas provisórias para acesso;
  • Indústria, estaleiros navais, construção e manutenção de reservatório de armazenagem, chaminés, barragens, escoramentos, proteção sob linhas de alta tensão, entre outros.

Ficou interessado em algum desses tipos de andaimes? Entre em contato conosco. O Grupo Orguel tem profissionais altamente capacitados para ajudá-lo a definir a melhor solução a ser aplicada na sua obra, otimizando seu projeto com qualidade e segurança.

Ligue agora e solicite um orçamento: 0800 200 00 01 ou clique aqui.

Fonte:
• Michaelis
• Blog de Engenharia Civil da UFJF
• Blog Mundo dos andaimes
• Grupo OrguelRedação: Comunicação Grupo Orguel | Eng. João Neves | Projetista Flávia do Nascimento

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.