Cuidados com a circulação de veículos nas obras

Cuidados com a circulação de veículos nas obras

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

circulação de veículos nas obras

Milhares de trabalhadores acidentam-se todos os anos em acidentes no local de trabalho e, muitos deles, envolvem pessoas que são atingidas ou atropeladas por veículos em movimento. Esses acidentes podem ser evitados por meio da implementação de medidas eficazes de gestão e prevenção.

O primeiro critério de segurança é a sinalização. As empresas devem cumprir as prescrições mínimas de segurança e saúde nos canteiros de obras, relativas a acessos e saídas de emergência, a vias de circulação, as áreas perigosas, de cargas e rampas. É indispensável assegurar que todos os trabalhadores dispõem de equipamento de trabalho seguro (proteções adequadas, seleção, características de segurança, utilização segura, formação e informação, inspeção e manutenção).

Outro ponto importante na prevenção é a identificação dos perigos associados às atividades que envolvem veículos no local da obra – por exemplo, manobras, operações de carga e descarga. Faça a pergunta: o que pode ocorrer de errado e por quê? Corre-se o risco de atingir ou atropelar pessoas? Depois disso, avalie os riscos inerentes a cada um dos perigos, a probabilidade de ocorrência e a gravidade. Com base nas respostas, defina as prioridades de ação e como implementá-las.

Algumas medidas podem ser tomadas por todas as empresas e assim, evitar muitos acidentes:

  • Melhorar o planejamento do local de trabalho, de forma a minimizar os acidentes com transportes;
  • Utilizar sinalização ou outros meios, como medida de recurso, caso não seja possível eliminar os riscos;
  • Colocar sinais de direção, limite de velocidade e prioridade;
  • Verificar se as condições de iluminação e de visibilidade permitem que as pessoas desloquem-se de forma segura no local de trabalho;
  • Criar um sistema de trabalho seguro para auxiliar as manobras de marcha a ré e de mudança de direção, bem como para as operações de carga e descarga;
  • Verificar se as vias de circulação para veículos são adequadas para o tipo e quantidade de veículos que circulam;
  • Separar as vias de circulação dos trabalhadores e dos veículos, se não for possível, colocar avisos adequados;
  • Introduzir um sistema de tráfego unidirecional, de forma a reduzir o risco de colisões;
  • Construir vias largas, com superfícies do solo e da estrada mantidas em boas condições;
  • Sempre que possível, remover os obstáculos da obra e, caso não seja possível retirá-los, assegurar que estão bem visíveis;
  • Os equipamentos de transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, segundo a NR 11, devem possuir sinal de advertência sonora (buzina).

Por fim, é importante assegurar que os veículos contem com uma manutenção adequada para circulação e que não prejudiquem a rotina da obra.

Fonte: Agência Européia para a Segurança e a Saúde no Trabalho

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.