Automação residencial já é realidade

Automação residencial já é realidade

Automação residencial já é realidade

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Automação residencial já é realidade

Sistema tem sido uma aposta das construtoras para se diferenciarem no mercado

O uso das tecnologias na construção civil não está apenas em técnicas e softwares que ajudam auxiliar nos projetos e desenvolvimento dos trabalhos. Ela chegou aos imóveis residenciais com o objetivo de oferecer um atrativo a mais para seduzir novos clientes. A chamada automação residencial é um dos setores que mais cresce no país e possui um grande campo a ser explorado.

Segundo dados da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), no Brasil, há menos de 300 mil residências automatizadas, mas o potencial, com base em uma estatística conservadora, pode chegar a 1,7 milhão de moradias aptas a receber essa tecnologia. Em termos mundiais, o valor de mercado em 2014 foi de US$ 20,38 bilhões, com uma expectativa de atingir US$ 58,68 bilhões até 2020.

Com a automação de ambientes é possível, por exemplo, controlar a abertura e fechamento de portas e cortinas; deixar a iluminação e a temperatura interior mais aconchegante e monitorar a casa a distância, por meio de imagens acessadas online. O controle pode ser feito por softwares, passíveis de acesso em computadores e até em smartphones.

No endereço virtual, o cliente fica sabendo, a partir de qualquer lugar do mundo, se deixou alguma luz acesa, se há pessoas em casa e até se esqueceu alguma porta aberta. E não é só isso: o problema é resolvido sem o usuário precisar voltar para a residência. No site mesmo, ele pode desligar a lâmpada deixada acesa ou fechar a porta.

A engenharia do sistema de automação é complexa, mas não a sua utilização. O seu funcionamento depende de uma série de sensores e de atuadores conectados às placas, que recebem as informações e traduzem-nas para o endereço na web.

Na área comum dos prédios, a automação também pode ser aplicada. Um estudo da Aureside, mostra que o gasto na instalação de sistema de automação para a área comum de um empreendimento já pronto pode ser recuperado em menos de dois anos. Isso por causa da economia gerada mensalmente com as contas de energia elétrica e água, que gira em torno de 10% ao mês.

A automação na área comum permite o comando de toda parte de iluminação, com a ajuda de sensores de luminosidade, o controle das bombas de água, a filtragem de piscinas e a irrigação de jardins. Com o sistema é possível, checar quem está na portaria, após monitorar as câmeras, acender ou apagar as luzes de espaços estratégicos, como a sala de jogos ou de ginástica, de acordo com a circulação dos moradores.

Para fazer a instalação é preciso contratar uma empresa especializada que fará um projeto personalizado para cada residência.

A Associação organiza com frequência, as Jornadas de Automação, eventos cuja finalidade é capacitar e certificar os profissionais da área, além de ampliar as redes de contato para futuras interações. A próxima Jornada acontece dia 26/10 (quinta-feira), em São Paulo. Para inscrever-se, acesse: http://www.jornadasdeautomacao.com.br.

Não encontrou o que você precisava?

Deixe aqui a sua sugestão! Queremos saber mais sobre a sua solicitação para aprimorar a sua experiência conosco.